.posts recentes

. Assunto do nosso Projecto

. Olimpíadas do Ambiente

. cinema infantil

. Conversas à volta do Sobr...

. Orçamento Participativo

. "Dia Europeu sem Carros"

. São Brás de Alportel sobr...

. Pantera Cor-de-Rosa

. "Procissão do Aleluia"

. Feira da Serra

.arquivos

. Abril 2008

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

Sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008

Orçamento Participativo

No dia 5 de Novembro, teve lugar no auditório da nossa escola, uma conferência sobre o Orçamento Participativo de 2008, a cargo do Presidente da Câmara, Engenheiro António Eusébio.

            A realização do Orçamento Participativo, instrumento de democracia participativa através do qual os cidadãos podem participar de forma activa na governação, encontra-se integrada no Projecto “São Brás Solidário”, concretizado por uma parceria entre a Câmara Municipal, a Associação In Loco, a Associação de Industriais e Exportadores de Cortiça, os Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel e a Associação Nacional de Jovens para a Acção Familiar.

            Este instrumento visa a colaboração dos cidadãos no planeamento dos investimentos públicos no Concelho: equipamentos, infra-estruturas, obras e projectos, entre outras áreas. 

Assim, cerca de 40% de um orçamento de 14 150 957€, são destinados a despesas de capital, isto é, aos investimentos no Concelho, sendo os restantes 60% para despesas de funcionamento.

            No que diz respeito aos 40% do Orçamento, existem diversas prioridades: solidariedade e saúde; desporto, recreio e lazer; cultura e património; ordenamento e renovação urbana: vias de comunicação e transportes; ambiente e espaços verdes e desenvolvimento económico. No âmbito destas prioridades, estão previstas diversas obras como a reparação do Bairro Social; a construção de um Parque Desportivo e de Lazer, sendo que numa primeira fase serão feitas as piscinas cobertas e só depois os campos de ténis e de futebol; a construção de uma nova Escola Básica de 1º Ciclo e de um Jardim de Infância; a construção de um Centro de Artes e Ofícios; requalificação da entrada Sul de São Brás, até ao largo de São Sebastião; a construção de uma Circular Norte; requalificação do Jardim da Verbena e Coreto; ampliação das redes de abastecimento de água; requalificação e infra-estruturação da zona envolvente ao Lagar de Azeite; reabilitação do Moinho do Bengado e obras  de Beneficiação do Parque de Serviços Municipais.

            Para conseguir a colaboração da população, a Câmara Municipal vai actuar em três frentes: as Sessões Públicas Locais, as Sessões Públicas Temáticas e os Questionários. Tem ainda em vista uma “Política de Juventude”, destinada a motivar a participação dos jovens na vida política.

            Deste modo, enquanto cidadãos activos e participativos, é nosso dever e direito envolvermo-nos na resolução de problemas comuns, com vista à melhoria das condições de vida do nosso Concelho.

 

 

Andreia Viegas

Inês Faustino

publicado por sbacriativo às 11:01
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
blogs SAPO

.subscrever feeds